IgNobel de 2008

No início deste mês foram anunciados os ganhadores do prêmio IgNobel deste ano.
A lista saiu quase na mesma semana em que os tradicionais prêmios Nobel estão em evidência.
O IgNobel, como muitos já devem saber, é uma premiação para ´Pesquisas que primeiro fazem rir, e depois pensar´.

Os vencedores:

Paz:
Em abril, o Comitê Federal de Ética da Suíça sobre Biotecnologia Não-Humana e os suíços, aprovaram o princípio legal de que as plantas têm dignidade. Isso garantiu a eles uma vaga no IgNobel deste ano.

Literatura:
O britânico David Sims, por seu estudo, “You Bastard: A Narrative Exploration of the Experience of Indignation within Organizations” (Você, seu bastardo: Uma Exploração Narrativa da Experiência da Indignação dentro das Organizações).

Medicina:

O americano Dan Ariely, por demonstrar que a medicina falsa, porém cara, funciona melhor que a medicina falsa e barata. O estudo foi publicado no “Journal of American Medical Association”.

Ciências cognitivas:
Os japoneses Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero e Akio Ishiguro, e o húngaro Agota Toth, por demonstrarem na “Nature” que o mofo mucilaginoso pode resolver quebra-cabeças.

Nutrição:
Maximiliano Zampini (Universidade de Trento) e Charles Spencer (Universidade de Oxford), por demonstrarem que a comida é melhor se é crocante, em um estudo publicado no “Journal of Sensory Studies”.

Biologia:
Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, da Escola de Veterinária de Toulouse (França), por demonstrarem que as pulgas saltam mais sobre os cachorros do que sobre os gatos, em estudo publicado na “Veterinary Parasitology”.

Química (prêmio partilhado):
Os americanos Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson, por descobrirem que a Coca-Cola é um eficiente espermicida, o estudo foi publicado no “New England Journal of Medicine”, e os taiwaneses C.E. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang, por descobrirem justo o contrário e publicá-lo na “Human Toxicology”.

Física:
Os americanos Dorian Raymer e Douglas Smith, por provarem que um monte de cordas e cabelos acabam se embaraçando e formando nós, publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Arqueologia:
Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, da Universidade de São Paulo (USP), por descobrirem até que ponto os tatus podem destruir os restos de uma escavação arqueológica. A pesquisa foi publicada na “Geoarchaeology”.

Economia:
Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan, da Universidade do Novo México (Estados Unidos), pela descoberta que os lucros de uma dançarina de striptease dependem de seu ciclo menstrual. Publicado na “Evolution and Human Behavior”.

Fonte: G1

Tags:

4 Comments

  1. Telmo outubro 10, 2008
  2. Pingback: Humor na ciência - No 39 « outubro 12, 2008
  3. Elena outubro 15, 2008
  4. Christina Combronia outubro 18, 2008
  5. Rodolfo Araújo novembro 15, 2008