Prêmio Nobel e a etiqueta

O trecho abaixo foi retirado da entrevista com Martin Chalfie, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2008, no site G1.com.br.
Confira a entrevista completa em
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1327699-5603,00-GANHADOR+DO+NOBEL+DE+QUIMICA+DO+ANO+PASSADO+CONTA+SUA+EXPERIENCIA.html

Voltando ao Nobel, como você se preparou para a cerimônia formal em Estocolmo?

Meu amigo Bob Horvitz, que ganhou o prêmio de medicina em 2002, tentou me preparar. Ele disse: “Você vai a um ensaio antes da cerimônia e eles vão te mostrar um vídeo de Paul Nurse (chefe da Universidade Rockefeller) aceitando o prêmio porque eles querem te mostrar o que não fazer”. Aparentemente, você deve caminhar até o rei, aceitar sua medalha, apertar a mão dele e se curvar para o rei e os eleitores. Então, você se curva para a plateia. Paul fez isso, mas quando ele voltou para sua cadeira, ele levantou à mão, estilo Rocky Balboa, e fez: “Yesssss!” Parece que eles não aprovaram esse comportamento. Quando chegamos a Estocolmo, eles não nos mostraram o vídeo de Paul Nurse. Na cerimônia, depois que eu me curvei para o rei, os eleitores e a plateia, vi minha mulher e minha filha na terceira fila, e soltei um beijo para elas. Depois, na recepção, conhecemos uma tal de Condessa Alice, que nos disse: “Em todos os anos de cerimônia que presenciei, nunca vi ninguém fazer aquilo!” Agora, temo que eles passem a mostrar meu vídeo como exemplo do que não fazer.