Matemática dos porta-copos

bolacha para choppe

Ian Johnston, especialista em aerodinâmica (com muitas horas de bar), em conjunto com seu colega Hazel Lucas, trabalharam durante dois meses em um projeto para entender melhor o mecanismo do comportamento do giro de um porta-copos em um popular jogo de bar.

No bar os bêbados e desocupados costumam inventar jogos para conferir a destreza após alguns (muitos) copos de bebida. Um deles é o de girar bolachas de chope e tentar agarrar no ar sem se atrapalhar. O nível de dificuldade aumenta quando mais bolachas estão empilhadas.
Veja uma pilha com 50…

Para entender a dinâmica de movimento das bolachas os pesquisadores construíram uma máquina para simular o movimento realizado por uma pessoa. E disto perceberam que as bolachas tem comportamentos diferentes que dependem da forma, tamanho e posição na mesa.

Os resultados mostraram que o melhor giro era conseguido quando a bolacha estava o máximo para fora da mesa para que o jogador consiga atingir o objeto próximo do seu centro.

A forma melhorada da bolacha agradou David Hodge, gerente de marketing da cidra Strongbow, que encomendou a pesquisa; ele disse: “Este é um avanço para a legião de desportistas de pubs que usavam equipamentos inalterados durante as últimas décadas.”

Via BBC

[Notícia de 2003. Desde lá não se ouviu mais falar das tais bolachas. Acho que a cerveja ainda era mais interessante]

3 Comments

  1. Suely Parente Souza agosto 22, 2011
  2. portao automatico novembro 28, 2014
  3. portao automatico novembro 28, 2014