Necessidades coloridas

captura de tela e chromi
Pesquisadores fizeram algumas modificações genéticas em bactérias E. coli para que pudessem servir como detectores de contaminantes e toxinas, e na presença destes secretar um pigmento colorido.

Estas bactérias modificadas, batizadas de E. chromi, são resultado de uma colaboração entre designers e cientistas na área da biologia sintética. Em 2009, sete estudantes da Universidade de Cambridge passaram um verão trabalhando na engenharia de bactérias modificadas para secretar uma variedade de pigmentos coloridos, visíveis a olho nu. Para isto eles projetaram seqüências padronizadas de DNA, conhecida como biobricks, e inseriram em bactérias E. coli.

Entre as diversas aplicações, imaginaram que em um futuro distante poderia ser possível produzir algum tipo de iogurte que contivesse este tipo de microorganismo, que em presença de alguma doença no corpo produziriam fezes coloridas.

Pintou o vaso de uma cor diferente do marrom? Melhor procurar um médico! A cor verde poderia indicar que você está com câncer, por exemplo.

http://www.echromi.com/

E. chromi from Alexandra Daisy Ginsberg on Vimeo.