Esqueceu? A culpa é da porta!

imagem creative commons
“O que é que eu ia mesmo fazer?”

Esquecer o que iria fazer, ao entrar em uma sala, pode ser culpa do fato de você passar por uma porta. É o que revela o autor do estudo, Gabriel Radvansky, que trabalha como professor de psicologia na Universidade de Notre Dame, nos EUA.

“Entrar ou sair por uma porta serve como um ´elemento delimitador´ na mente, que separa os episódios de atividade e arquivamento”, afirmou o pesquisador Gabriel Radvansky. “Recordar a decisão ou atividade que foi feita em uma sala diferente é difÃícil porque ela foi compartimentalizada”.

Na nossa mente a passagem por uma abertura sinaliza o fim de uma cena, como em um filme.

Os resultados publicados no Quarterly Journal of Experimental Psychology foram obtidos em três experimentos, realizados em ambientes virtuais e reais, e nestes os voluntários deveriam realizar testes de memória ao vagar por uma sala e ao atravessar uma porta. O resultado: “As pessoas tinham 2-3 vezes mais chances de esquecer o que eles deveriam fazer depois de caminhar por uma porta.” Isto sugere que portas atuaram como bloqueios mentais, impedindo nossa capacidade de recuperar memórias formadas em outro lugar.

Esqueceu? Culpa das portas!

Artigo original
Walking through doorways causes forgetting: Further explorations“; Gabriel A. Radvansky, Sabine A. Krawietz & Andrea K. Tamplin; The Quarterly Journal of Experimental Psychology Volume 64, Issue 8, pages 1632- 1645, 2011; DOI:10.1080/17470218.2011.571267

Tags:

2 Comments

  1. Ascanio Garcia dezembro 13, 2011
  2. Mago® janeiro 11, 2012