.


                                            

.
 
Receba as novidades no seu mail.
E-mail:
 

Alta voltagem (1967)

   “Alta Voltagem” (The Projected Man), produzido na Inglaterra em 1966. O nome nacional para o filme até que não foi mal escolhido, tendo uma relação direta e coerente com a história, porém o melhor certamente teria sido a tradução literal do original em inglês, passando para “O Homem Projetado”. Todos os elementos característicos do cinema fantástico da época, e mais especificamente do sub-gênero “homens transformados em monstros”, estão presentes em “Alta Voltagem”, apresentando um cientista envolvido num projeto secreto para o transporte de matéria através de projeção pelo espaço e tempo, que sofre uma sabotagem tendo como consequência a sua transformação numa horrenda criatura disforme assassina e sedenta de vingança.

    O conceituado Dr. Paul Steiner (Bryant Haliday) está liderando uma equipe formada ainda pelo técnico perito em laser Dr. Chris Mitchel (Ronald Allen) e pela patologista Dra. Patricia Hill (Mary Peach), numa experiência secreta patrocinada por uma fundação do governo inglês, “The Farber Research Foundation”, que por sua vez é dirigida pelo inescrupuloso Dr. Blanchard (Norman Wooland). O projeto tem por objetivo o transporte de matéria, tanto inanimada quanto orgânica, através do espaço e tempo, transformando os objetos em energia armazenada numa célula eletrônica para sua posterior projeção em outro lugar.

    Porém, o projeto está sendo acompanhado também pelo Sr. Latham (Derrick de Marney) que uma vez associado ao Dr. Blanchard, está interessado em seu fracasso para poder afastar o cientista Dr. Steiner e se apoderar de sua invenção. Eles então planejam uma demonstração sabotada da experiência para um famoso cientista de Genebra, Dr. Lembach (Gerard Heinz), que representava um grupo de investimento ao projeto. Com o fracasso, o Dr. Steiner recebeu a notícia do cancelamento de seu trabalho obrigando-o a uma atitude desesperada para salvar o projeto, realizando uma experiência em si mesmo, desintegrando seu corpo no laboratório para reintegrá-lo posteriormente em sua casa. Porém, algo saiu errado nas mãos da secretária da fundação, Sheila Anderson (Tracey Crisp), que foi recrutada para auxiliar o cientista em seu objetivo, quando ela, assustada e sem preparo técnico, interrompeu o programa de projeção no meio do processo, reintegrando o Dr. Steiner perto de sua casa porém transformado num monstro elétrico violentamente deformado na metade direita de seu rosto, além também do braço direito que passou a transmitir uma carga de alta voltagem em qualquer objeto em que tocasse, causando a morte no caso de pessoas.

Texto retirado de
http://www.cinema.art.br/crit_cinefilo_filme.asp?cod=2173&codvozcinefalo=2317


Clique para ampliar

 
Entre em contato | Política de privacidade  | Direitos autorais
Organizado por Luís Roberto Brudna Holzle.